Para quem quer cuidar do jardim, ou horta no quintal de casa, precisa de um pulverizador manual. Mas, como escolher esse tipo de ferramenta? Confira aqui.
Cuidar de plantas é um hobby que muitas pessoas adotam. E pode ser feito em casas ou apartamentos, sem problema.
Mas, para que o jardim esteja sempre em boas condições, é fundamental usar equipamentos adequados. Então, é necessário contar com pás, tesouras, ancinhos, etc. Nessa lista também entra o pulverizador manual.
Logo abaixo vamos conferir quais são os 10 Melhores Pulverizadores Manuais da atualidade com base no custo X benefício.
1 – Pulverizador Manual 2 litros Palisad
A Palisad é uma das referências na fabricação de pulverizadores. Seu modelo de 2 litros é fabricado a partir do ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), um plástico de grande resistência.
É um pulverizador manual com régua de medição, vem com bomba para controlar a pressão e bico que torna o jato mais forte e preciso.
Esse produto da Palisad é ideal para quem cuida de jardins, mas pode servir em outras atividades como limpeza de objetos, por exemplo.
Especificações: Compressão Prévia – Sim | Material – Plástico ABS | Capacidade – 2 litros | Adicionais – Válvula de pressão, gatilho de pulverização, bico com ajuste.
2 – Pulverizador Manual WAP 2 litros GPM2L01
O pulverizador GPM2L01 da Wap é multiuso. É feito em polipropileno e polietileno. Serve para muitas tarefas, tais como pulverizar plantas, aplicar pesticidas e encher balões de água.
Se destaca por ter um bocal amplo, que facilita o abastecimento; possui um cabo ergonômico e válvula para alívio da pressão.
Especificações: Compressão prévia – Sim | Material – Polipropileno e Polietileno | Capacidade – 2 litros | Adicionais – bico ajustável, válvula de alívio, gatilho para pulverização contínua.
3 – Pulverizador Manual 1,5 l Compressão Prévia Vonder
A Vonder é outra marca que se destaca na fabricação de pulverizadores. Seu modelo de 1,5 litros é leve e serve para serviços domésticos.
O líquido é disparado quando se aciona um gatilho conectado a uma haste de pressurização. O bico é ajustável e esse pulverizador conta com válvula de pressão.
Além de água, pode ser abastecido com produtos químicos (solvente, tinta, ácido, etc.).
Especificações: Compressão Prévia – Sim | Material – Plástico ABS | Capacidade – 1,5 litro | Adicionais – Bico ajustável, válvula de pressão e haste de pressurização.
4 – Pulverizador Harden 1 litro
Esse produto da Harden é destinado para serviços de jardinagem. É um pulverizador manual resistente e de fácil manuseio.
Por ser um modelo de 1 litro, não atende a grandes demandas. É mais adequado para utilizações esporádicas.
Especificações: Compressão Prévia – Não | Material – Plástico ABS | Capacidade – 1 litro | Adicionais – Bico ajustável.
5 – Pulverizador Plástico Manual Tramontina de Compressão Prévia 2 litros
Esse pulverizador da Tramontina foi desenvolvido para jardinagem. No entanto, pode ser aproveitado em outras atividades domésticas.
É abastecido com pesticidas, herbicidas, preparos naturais e outros produtos. O jato se ajusta para maior atingir maior pressão.
Especificações: Compressão Prévia – Sim | Material – Plástico ABS | Capacidade – 2 litros | Adicionais – Gatilho de pulverização contínua, bico ajustável’
6 – Pulverizador Manual Intech Machine 500 ml GP50
O GP50 Intech Machine é um pulverizador com melhor custo-benefício. É um modelo simples e produzido para diferentes atividades domésticas.
Seu gatilho é longo, permitindo liberar líquido em boas quantidades. Com o GP50 é possível aplicar herbicidas nas plantas, colocar o limpa-vidros para limpar o box ou abastecer com inseticidas para se livrar dos insentos.
Especificações: Compressão Prévia – Não | Material – Plástico | Capacidade – 500 ml | Adicionais – Válvula de segurança.
7 – Pulverizador Manual 5 litros Palisad
O pulverizador de 5 litros da Palisad é ideal para jardins ou plantações maiores. Possui mangueiras e dois tipo de bicos pulverizadores.
Vem com alça para posicionar o equipamento no ombro e facilitar o manuseio. É possível encher o reservatório com água e produtos químicos.
Especificações: Compressão Prévia – Sim | Material – Plástico ABS | Capacidade – 5 litros | Adicionais – alça para transporte, 2 bicos ajustáveis, válvula de alívio.
8 – Pulverizador Compressão Prévia 2 litros Starfer
O Starfer de 2 litros está entre os pulverizadores manuais com bom custo-benefício. Ele é fabricado em material resistente e leve, além de contar com um regulador de pressão.
Tem função multiuso, ou seja, serve para serviços de jardinagem, para limpezas dentro de casa e aplicações de pesticidas contra pragas.
Especificações: Compressão Prévia – Sim | Material – Plástico | Capacidade – 2 litros | Adicionais – Bico ajustável.
9 – Pulverizador Snow Foam 3 em 1 Sigma Tools
Está entre os pulverizadores manuais mais completos. É abastecido com água, produtos químicos ou espuma. Serve para jardinagem e limpeza em geral.
Vem com dois tipos de bicos: um para gerar espuma e o outro para enxágue. Conta ainda com anel de vedação e válvula de pressão.
Especificações: Compressão Prévia – Sim | Material – Plástico ABS | Capacidade – 2 litros | Adicionais – 2 bicos ajustáveis, válvula de pressão.
10 – Pulverizador Manual IK FOAM PRO
Esse modelo da IK se destaca pela praticidade no uso. Ele é multiuso, permite colocar água e produtos químicos.
É muito útil para fazer limpezas de vidro e objetos de metal (como os automóveis), bem como higienização de sistemas de refrigeração e desinfecção de ambientes.
Esse pulverizador manual vem com 3 misturadores que servem para liberar diferentes níveis de espuma.
Especificações: Compressão Prévia – Não | Material – Plástico | Capacidade – 1,25 litro | Adicionais – misturadores para espuma, válvula de alívio, bico especial.
Dicas para escolher o melhor pulverizador manual
O uso dos pulverizadores manuais não se restringe apenas ao jardim ou à horta. Eles podem ser aproveitados em limpezas da casa, do automóvel e outros objetos.
Mas nem todos os modelos são tão completos. Por isso, é interessante verificar alguns aspectos antes de escolher o pulverizador certo para você. Veja abaixo a lista de pontos a considerar antes de comprar pulverizadores manuais.
1 – Compressão prévia
A bomba de compressão prévia é um acessório instalado no pulverizador que torna seu uso mais fácil.
Esse dispositivo permite que o líquido seja pulverizado de maneira contínua, sem demorar muito e nem a necessidade de pôr muita força no gatilho.
2 – Resistência a produtos químicos
A maioria dos pulverizadores são feitos para armazenar água. Se você pretende usar fertilizantes líquidos, por exemplo, é preciso verificar se o modelo resiste a este tipo de material.
Muitos produtos químicos usam ácidos e solventes em suas fórmulas, e podem danificar o pulverizador (que não tenha resistência para isso).
3 – Capacidade
A capacidade é medida em litros, e indica o tamanho do pulverizador manual, bem como sua aplicação. Modelos grandes, por exemplo, são usados em atividades mais robustas, como irrigação de um jardim maior.
Os menores servem para regar vasos de planta da sacada do apartamento, ou na janela do quarto. Você encontra pulverizadores com capacidade de ml a litros.
4 – Recursos adicionais
Os pulverizadores mais completos vêm com bicos especiais, engates para se acoplar a outros equipamentos, cabos ergonômicos, etc.
Além disso, no reservatório existe régua e indicadores do tipo de líquido que podem ser utilizados.
5 – Utilização
A frequência do uso também influencia na escolha. Se você precisa utilizar o pulverizador várias vezes ao longo do dia, um modelo movido a bateria é o mais indicado.
Os pulverizadores manuais são mais interessantes para utilizações esporádicas, ou 1 vez no dia, por exemplo.
Tipos de pulverizadores manuais
O pulverizador manual é categorizado de acordo com seu acionamento, ou tipo de compressão. Conheça os principais tipos na lista abaixo.
1 – Pulverizador de compressão prévia
Se caracteriza por ter uma alavanca responsável por pressurizar o líquido antes de ser liberado. Desse modo, libera um jato forte que consegue pulverizar plantas e outras superfícies.
Esse formato é versátil, podendo ser abastecido com água e produtos químicos.
2 – Pulverizador de compressão contínua
Esse modelo libera um jato que cobre maiores áreas, e não precisa bombear o líquido em todos os acionamentos.
O pulverizador de compressão contínua vem com um gatilho que pode ser travado, e o fluxo da água, por exemplo, é liberado sem interrupção.
3 – Pulverizador de compressão a ar
É para uso profissional e, basicamente, se conecta a um compressor de ar comprimido, que impulsiona o líquido dentro do reservatório.
Esses pulverizadores são mais usados em serviços como pintura, ou aplicação de lubrificantes em engrenagens.
4 – Pulverizador de bateria
Eles são mais eficientes, e ao contrário dos modelos manuais, basta apertar um botão para eles funcionarem de forma automática.
É ideal para quem quer serviços mais rápidos. Entretanto, só funcionam com bateria, que na maioria das vezes é recarregável. Também é indicado para aplicação profissional.
Além dessas categorias, os pulverizadores ainda podem ser:
Costal – funciona como uma espécie de mochila, pois conta com alças que podem ser penduradas nas costas. Pode ser manual, elétrico ou movido por combustível.
Pistola – a maioria dos modelos manuais são nesse formato. Se assemelha a uma pistola e também tem versões compatíveis com compressores elétricos.
De barra – é dos mais robustos e é conectado a grandes máquinas agrícolas, como os tratores. Usado em lavouras.
Atomizadores – é um pulverizador de produtos químicos. Serve para pulverizar longas distâncias.
Esses pulverizadores são utilizados no setor agrícola.
O que é e como funciona um pulverizador manual?
O pulverizador é uma ferramenta composta de um reservatório, uma haste de pressurização e um dispositivo que serve para sugar e liberar líquidos.
Conforme visto, modelos de compressão usam uma bomba capaz de misturar o ar e pressurizar ainda mais o líquido, que é liberado com força e velocidade.
Os pulverizadores são usados para tornar a irrigação de jardins mais eficientes. Eles conseguem liberar uma quantidade de água ideal para o bem-estar das plantas.
Também são úteis na aplicação de fertilizantes, adubos líquidos, pesticidas e outros produtos químicos utilizados por agricultores e jardineiros.
Essa ferramenta evita o desperdício de água, sobretudo na irrigação de pequenos plantios. O pulverizador manual evita que os nutrientes do solo, ou presentes no vaso, escoem de forma rápida.
Os jatos pulverizadores umidificam as plantas, sem encharcar a terra. Essas são vantagens para pessoas que têm pequenas hortas em casa ou na sacada de apartamentos.
Dicas para usar pulverizadores
Embora o pulverizador manual seja uma ferramenta simples, existem algumas orientações práticas que facilitam seu uso. Confira algumas abaixo.
1 – Sempre leia o manual
É fundamental conferir o manual de instruções do produto. Isso serve para você saber quais são os tipos de líquido que podem ser colocados no reservatório.
Parece algo simples, mas se você colocar um produto químico não compatível com o pulverizador, pode danificar a ferramenta e ter prejuízo. Cada fabricante é obrigado a indicar quais líquidos podem ser usados.
2 – Regule a pressão
Os modelos de compressão prévia, por exemplo, podem ser ajustados para liberar o jato de acordo com a sua necessidade.
Isso também é conferido no manual. O ajuste não é complicado. Em alguns pulverizadores, basta mexer na regulagem da alavanca ou da bomba de compressão.
3 – Regule a vazão
Isso é feito regulando a boquilha presente no bico do pulverizador. Esse ajuste serve para você liberar um jato em leque, ou mais concentrado.
É importante regular a boquilha, pois existem plantas que exigem mais cuidado, e a pulverização não pode ser com jato forte, por exemplo.
4 – Limpe a boquilha e o reservatório
A limpeza da boquilha deve ocorrer sempre que se utilizar a ferramenta com fertilizantes, adubos e outros insumos agrícolas. O acúmulo de sujeiras no bico atrapalha a liberação do jato.
O mesmo cuidado é necessário para o reservatório. Veja o que diz o manual de instruções antes de fazer esse tipo de manutenção.
Siga essas dicas para aproveitar ao máximo as funções do pulverizador manual.
E se ainda tem dúvidas sobre o modelo ideal, retorne ao nosso top 10 para comparar os melhores pulverizadores disponíveis.